Um filme de Leonardo Barcelos
Um filme de Leonardo Barcelos
SINOPSE
Corpo Presente investiga o corpo como forma de arte, expressão e identidade, criando um retrato contemporâneo das possibilidades do corpo e de suas imagens. Acompanhamos de perto a jornada autobiográfica da personagem principal que numa espécie de diário subjetivo escrito na pele, registra sensações e reflexões, buscando compreender a si mesma e ao mundo ao seu redor. Ao se deparar com diferentes experiências, ela nos conduz a outros corpos e outras histórias que habitam a contemporaneidade. Os múltiplos corpos que compõem o documentário são corpos políticos que criam e propõem novos universos, sinalizando novas formas de estar no mundo, traduzindo a sociedade contemporânea em toda a sua complexidade.
Trailer
DIREÇÃO
Leonardo Barcelos
Leonardo Barcelos é membro fundador do Teia, um dos mais importantes grupos audiovisuais do país, com obras selecionadas e premiadas em festivais brasileiros (Festival de Brasília, Festival do Rio, É Tudo Verdade, etc.), e festivais internacionais de cinema (Berlinale, Venice, Toronto, Locarno, Rotterdam, Karlovy Vary, DOK Leipzig, etc.). Leonardo dirigiu o longa BALANÇA MAS NÃO CAI e seis curtas-metragens, incluindo o premiado NOIVA DE DEUS e NACOS DE PELE. Está em constante contato com outras áreas de atuação: como artes plásticas, dança, teatro e performance. Além disso, já foi teve trabalhos expostos em museus, como MoMa e New Museum (NY), e também teve suas obras vendidas para teatros, canais de televisão, museus e internet. Há mais de 7 anos pesquisa o corpo e suas inúmeras possibilidades. Atualmente faz a direção da série CARTOGRAFIAS DO CORPO, que conta com artistas mundialmente famosos como Marina Abramovic, ORLAN, Stelarc, Viktoria Modesta, Regina José Galindo, José Celso Martinez, entre outros.
FICHA TÉCNICA
País, ano, duração:
Brasil, 2023, 79'
Empresa produtora:
Tandera Filmes
Coprodutora:
Tran Chic (Brasil) e San Cinema (Alemanha)
Produção executiva:
Leonardo Barcelos e André Hallak
Roteiro:
Leonardo Barcelos
Direção de fotografia:
Vagner Jabour
Direção de arte:
Nathália Larsen
Figurino:
Juliano Sá e Alex Dário
Som direto:
Gustavo Fioravante, Luizinho Sant’anna, Júnio Soares e Denis Martins
Desenho de som, mixagem e trilha sonora original:
O Grivo
Montagem:
Leonardo Barcelos
Elenco:
Ludmilla Ramalho, Ana Luisa Santos, Janaína Tábula, Guilherme Moraes, Marc Davi, Ayrson Heráclito, Elisa Santana, Maria Clara Machado Signorelli, Jahi Amani