Um filme de Joana Oliveira
Um filme de Joana Oliveira
SINOPSE
É a primeira vez que Joana, uma brasileira, visita sua amiga Kevin na Uganda. Elas se tornaram amigas há 20 anos quando estudaram juntas na Alemanha e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar a matéria do vivido e um elo de amor e sororidade que resiste à distância e ao tempo.
DIREÇÃO
Joana Oliveira
Joana Oliveira atua na área audiovisual desde 1999. Graduada em Direção de Cinema pela Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) e em Comunicação Social pela PUC-Minas, Joana Oliveira estudou também como intercambista na Academia HFF Konrad Wolf (Alemanha) por um semestre. Em 2006, foi selecionada para o Talent Campus do Festival de Berlim, Berlinale. Dirigiu e roteirizou várias produções como curtas de ficção, documentários e programas de TV. Foi contratada como diretora pela Rede Minas e TV Brasil. Na Fox Brasil, Joana fez parte da equipe de roteiristas da série de ficção 9mm: São Paulo.
Seus curtas já foram exibidos em vários festivais internacionais como Festival Internacional de Cine de Cartagena (Colômbia), Lakino (Alemanha), KunstFilmBienalle Köln (Alemanha), Festival Internacional de Cine de Huesca (Espanha), Festival Internacional de Cine de Guadalajara (México) e no Brasil em festivais como Forumdoc, Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival Internacional de curtas metragens de São Paulo, Cine Ceará, Festival do Cinema Brasileiro de Gramado. O curta metragem documentário Rio de Mulheres recebeu 12 prêmios como, por exemplo, Melhor Curta Metragem Internacional do 17o Festival Internacional de Cine de Valdívia (Chile) e Melhor documentário 18th San Diego Latino Film Festival (USA). Seu curta metragem de ficção Habanera recebeu prêmios como Melhor diretor Latino-americano no Festival III FEISAL (Argentina), Melhor roteiro, atriz e Prêmio Especial da Crítica 12o Vitória Cine Vídeo e melhor diretor 15o Cine Ceará. Em 2010, lançou Morada, seu primeiro longa-metragem documental que foi exibido em vários festivais brasileiros e hoje está sendo distribuído em Portugal. Foi exibido também na Argentina e na Colômbia.
FICHA TÉCNICA
Produção:
Bukaya Filmes
Coprodução:
Anavilhana; Vaca Amarela Filmes
País, ano, duração:
Brasil, 2021, 81'
Roteiro:
Joana Oliveira, Laura Barile
Produção executiva:
Luana Melgaço
Direção de produção:
Camila Bahia, Irene Nduta Mungai, Vanessa Santos
Direção de fotografia:
Cristina Maure
Som direto e edição de som:
Gustavo Fioravante
Montagem:
Clarissa Campolina
Cor e finalização:
Lucas Campolina
Mixagem:
Pedro Durães
Trilha sonora:
Thaís de Campos
Elenco:
Joana Oliveira, Kevin Adweko