Marte um

Gabriel Martins
Brasil, 2022, 115′

O dia a dia de uma família negra de classe média baixa na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os Martins tentam seguir vivendo num Brasil em mudanças.

Produção: André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia
Música: Daniel Simitan
Direção: Gabriel Martins
Roteiro: Gabriel Martins
Direção de fotografia: Leonardo Feliciano
Desenho de produção: Rimenna Procópio
Figurino: Marina Sandim
Som: Tiago Bello e Marcos Lopes
Montagem: Gabriel Martins e Thiago Ricarte
Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorín

Filme brasileiro indicado ao Oscar 2023

Premiére Mundial – Festival de Sundance 2022

Premiére Brasileira – 50o Festival de Gramado – Melhor filme júri popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri

Prêmio Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) – Melhor filme brasileiro de 2022 

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 – Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Som, Canção, Ator (Carlos Francisco) e Ator Coadjuvante (Cícero Lucas)

https://drive.google.com/drive/folders/1jCNVzcBVyckMOSOOkHxna0F8d8ZWvTRf?usp=drive_link

Direção

Gabriel Martins

Gabriel Martins

Gabriel Martins (22/12/1987) é cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia conhecido por seu trabalho na Filmes de Plástico, empresa que fundou em 2009 ao lado de André Novais Oliveira, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia. Seu primeiro filme, NO CORAÇÃO DO MUNDO, codirigido por Maurilio Martins, estreou na Tiger Competition do Festival de Roterdã em 2019, e depois foi exibido em diversos festivais, e lançado comercialmente em vários países, como a França, onde foi aclamado pela crítica. Entre seu curtas estão NADA, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em 2017, e DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES, exibido no Festival de Clermont-Ferrand. Ele também participou do programa especial de Roterdã “Soul in the Eye”, no qual ministrou uma masterclass. Gabriel escreveu diversos filmes, como o sucesso ALEMÃO. MARTE UM é seu segundo longa, e primeira direção solo.